Aprimoramento em Metodologia de Pesquisa e Bioestatística em Medicina Fetal
(Metodologia Cientifica I)

 
 Este curso tem um c√≥digo de inscri√ß√£o
 
 

1. Como montar a base de dados e o formul√°rio de coleta de dados no computador.
2. Entrada e verificação de qualidade dos dados coletados no computador.
3. Geração automática de variàveis calculadas, codificação e recodificação pelo computador. Identificação e uso de variáveis de agrupamento, seleção e estratificação.
4. Planejamento experimental, c√°lculo do tamanho das amostras (N). Probabilidades alfa e beta (poder do teste). Uso de pilotos, estimativas da qualidade amostral, normalidade, homosedasticidade, etc., com o Epi-Info
5. Análise estatística descritiva, construção de tabelas e gráficos dos dados
6. Testes de hip√≥teses com vari√†veis categ√≥ricas e quantitativas. Uso e interpreta√ß√£o dos resultados. Testes param√©tricos e n√£o param√©tricos: quando usar, sele√ß√£o dos testes mais adequados (qui quadrado, z, t de Student, an√°lise de vari√Ęncia, Mann-Whitney, Wilcoxon, Kruskal-Wallis. Os testes emparelhados e n√§o emparelhados, unicaudais e bicaudais.
7. C√°lculo e interpreta√ß√£o de razŇćes de riscos e chances, n√ļmero necess√°rio para tratamento. Usando o Epi-Info em estudos de sensitividade, especificidade e acur√°cis, curvas ROC, etc.
8. Testes de correla√ß√£o e regress√£o linear, m√ļltipla e log√≠stica no Epi-Info. Modelo proporcional de riscos de Cox. Estudos de Sobreviv√™ncia.
9. Aula extra: dados de localização geográfica, como fazer mapeamento e gràficos como Epi-Map.

Este curso tem um código de inscrição