Configuração da janela de visualização

Essas configurações podem ser ocultadas ou mostradas, basta clicar no botão Ocultar Configurações ou Mostrar Configurações.

Geralmente os materiais são apresentados em um frame de uma janela com os controles de navegação do Moodle na parte superior do quadro. Se desejar você pode remover este quadro e ter o recurso visualizado na janela como uma página web normal.

Entretanto, se desejar que seus materiais apareçam em uma nova janela popup, siga os passos abaixo:

  1. Em Janela:, selecione Nova Janela.
  2. Cancele a seleção das opções que você não deseja usar.
    Permitir redimensionamento da janela?

    Isto permitirá que usuários mudem o tamanho da janela que foi definido por você, opção indicada na maioria dos casos. Entretanto, algumas vezes o material tem um tamanho fixo e um formato específico que justifica a escolha de bloquear o tamanho da janela.

    Permitir a rolagem da tela?

    Este item permitirá que usuários utilizem a barra de rolagem da janela para que todos os conteúdos sejam vistos por inteiro. Caso este item não esteja marcado, os usuários verão apenas a parte do conteúdo definida pelo tamanho da janela e a rolagem da janela não será permitida, impedindo a visualização das partes escondidas dos recursos.

    Mostrar o diretório de links?

    Permitirá que os usuários vejam seus diretórios de links na janela. Dependendo do navegador: pode se chamar Barra de Links (no IE), Barra de Favoritos ou Barra de Bookmarks (no Mozilla/Firefox).

    Mostrar barra de localização?

    Deseja que seus usuários vejam o endereço web (URL) do material? Em caso positivo, deixe esta opção selecionada. Em caso contrário, a localização do recurso será ocultada.

    Mostrar a Barra de Menu?

    Para deixar que seus usuários acessem a Barra de Menu na janela, deixe este item selecionado. Geralmente é útil mas para algumas apresentações multimediais pode ser melhor optar por não usar a Barra de Menu.

    Mostrar a Barra de Ferramentas?

    Mostrar a Barra de Ferramentas facilita a navegação aos usuários, pois provê os botões Voltar/Avançar, Página inicial e Recarregar.

    Mostrar a Barra de Status?

    Mostrar a Barra de Status permite que as pessoas monitorem as informações do navegador, tais como carregamento, ou informações de segurança.

  3. Determine o tamanho da janela que você deseja abrir.

    Muitas pessoas ainda usam a configuração de tela com uma resolução de 800x600. Em muitos casos é melhor você dimensionar sua janela para um valor um pouco menor que este, como 600 de altura e 480 de largura.

    Se você deixar estes campos em branco, a nova janela popup será exatamente do mesmo tamanho da janela ativa antes da abertura da janela popup.

Índice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English